Converter Fontes em Curvas

converter fontes em curvasFontes são arquivos que definem o tipo de “desenho” das letras de seu texto. Converter fontes em curvas garante que o formato de suas letras não seja alterado na impressão.

– Mas por que a gráfica vai  alterar o formato do meu texto?

Que bom que você perguntou : )

Na verdade não existe motivo para a gráfica alterar sua arte. O que pode acontecer é a gráfica não ter a fontes instaladas em seus computadores e as impressoras substituírem por outras fontes automaticamente.

Converter texto em curvas fará com que as letras de sua arte se transformem literalmente em desenhos vetoriais. Ou seja, não importará mais se outros computadores tem ou não tem a fonte instalada no HD ou na impressora.

MAS ATENÇÃO!!!

Salve o arquivo em curvas com outro nome, para não perder o arquivo original.
Após converter fonte em curvas não será mais possível editar/digitar seus textos.

 

Como converter fontes em curvas

CorelDraw

corelSe for enviar seu arquivo em formato PDF para impressão, basta seguir nosso tutorial de Como fechar sua Arte Final em PDF que o CorelDraw irá automaticamente converter fontes em curvas.

Caso queira fazer isso manualmente (para enviar o arquivo Corel ou por qualquer outro motivo), basta selecionar o texto e utilizar o atalho do teclado CTRL+Q.

Se preferir os menus, essa opção fica em Organizar > Converter em Curvas (na nova versão do Corel fica em Objeto > Converter em Curvas)

Dica Rápida: para confirmar se todos os textos foram convertidos em curvas, acesse o Gerenciados de Objetos (no menu Ferramentas ou no menu Objeto na nova versão).

Expanda as camadas, se existir algum objeto descrito como TEXTO, selecione-o e converta em curvas).

Illustrator

illustratorApesar do Illustrator não converter fonte em curvas automaticamente na opção de gerar PDF, ele disponibiliza uma maneira rápida e prática para essa tarefa.
Basta selecionar todos os objetos (atalho CTRL+A) e selecionar o menu Tipo > Criar Contornos (ou simplesmente o atalho CTRL+SHIFT+O).

Simples assim.

Agora você pode fechar o arquivo PDF seguindo nosso tutorial.

Mais opções de fontes

Está procurando mais fontes?

Aqui vai uma lista de sites para você baixar novas fontes: Só FontesFontes Grátis, FontsGeek, DaFont, Font Squireel e Font Palace.

Dica: se sua arte vai ter algum tipo de acabamento especial (como dobras, verniz localizado, picote) acesse como indicar acabamentos especiais.