Como Evitar Problemas com Cores

tutoriais_evitar-problemas-com-coresUma das únicas maneiras seguras de se evitar problemas com cores é a gráfica utilizar a escala de cor PANTONE, e ainda sim realizar alguns testes de impressão.

No entanto, para o cliente isso na prática não é tão viável devido ao alto custo das tintas PANTONEs, do custo do manuseio delas, além do prazo de entrega maior.

Por isso a maioria das gráficas utilizam a escala de cor CMYK.

Mas afinal, o que é essa escala?

O assunto é complexo, vou criar um post no blog mais técnico sobre cores, porém aqui vou tentar ser o menos técnico possível.

Na escala PANTONE, para cada cor desejada, existe uma tinta com essa cor já pronta. Ou seja, se você quer um roxo num tom específico, basta escolher a tinta já pronta nesse tom, tal como fazemos ao escolher uma tinta para pintar nossa casa.

Isso é bom pois a tinta já vem pronta de fábrica, mas a parte ruim é que para cada cor se faz necessário uma tinta.

cmykJá na escala CMYK, é utilizado apenas as 4 cores primárias. E as outras cores são feitas através das misturas entre elas.

As cores da escala CMYK são Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y), Preto (K). Simples assim.

Portanto, se as cores são “feitas” através de uma mistura, basta apenas uma pequena variação em uma delas, e a cor final não sai exatamente como desejada.

Para ilustrar, segue abaixo um exemplo de cores sendo formadas através das misturas das cores Ciano (C) e Amarelo (Y), e algumas variações alterando apenas a quantidade de Amarelo (Y).

variacaoCmyk

Perceba que além da escolha das cores primárias para formar outra, ainda existe também a escolha da tonalidade de cada uma dessas cores primárias, mudando o resultado final.

  • Na primeira cor, a carga do Ciano estava maior que a de Amarelo, e acabou formando um tipo de azul.
  • Na última cor, a carga do Ciano estava menor que a de Amarelo, e acabou formando um tipo de verde.
  • Nos quadrados do meio veja os resultados de outras combinações conforme a quantidade de carga de cada cor principal.

Mas afinal, como evitar problemas com cores?

Tendo a escala PANTONE como fora de cogitação, a melhor maneira de evitar problemas com cores utilizando a escala CMYK é a experiência. : )

É importante saber que ao utilizar a escala CMYK as cores nunca sairão 100% exatas, por conta de variação na mistura na hora da impressão, tipo de papel, acabamento, entre outros detalhes.

Mas mesmo assim, podemos evitar alguns problemas comuns, resultado de nossa aprendizagem durante todos esses anos de gráfica.

Veja algumas cores abaixo e o que deve ser feito:

Tons escuros

Em tons escuros como Marron escuro, Verde Musgo, Vermelho Bordô, Azul Marinho etc…

  • A dica é: evite sobrecarregar a camada de Preto (K).
    (sugestão de no máximo uns 30%)

 

  • Outra dica, um pouco mais complexa, é a seguinte:
    Evite também sobrecarregar a terceira cor que não é a formadora principal da cor final.

Um exemplo para facilitar o entendimento:
O Azul é feito da mistura do Cyan (C) e do Magenta (M).

A terceira cor não formadora dessa cor principal seria o Amarelo (Y)
(evite carregar demais essa terceira cor, máximo de 30% também)

 

São anos de experiência de nossa equipe para formular essas pequenas e poderosas dicas. Para facilitar, montamos algumas sugestões das principais cores e seus códigos para você ter um resultado satisfatório.

Principais Cores

Preto

cmyk-preto-SemcalcoPreto Puro

O preto puro (C 0 – M 0 – Y 0 – K 100) deve ser utilizado em textos pretos e em indicativos de verniz local para os cartões de visitas.

Para fundo preto, é recomendável utilizar o preto calçado, caso contrário a impressão ficará meio acizentada (lavada).


cmyk-preto-calcoPreto calçado

É chamado assim pois é feito combinando com outras cores, e o resultado final é um preto mais preto.

Normalmente o preto calçado é utilizado em fundos. Para conseguir o preto calçado é recomendável utilizar C 40 – M 20 – Y 20 – K 100


cmyk-cinza-SemPretoCinza

Utilizar cinzas sem nenhuma carga de preto pode ser um grande problema.

Evite utilizar cinzas C 10 – M 10 – Y 10 – K 0 ou variações, onde a carga de preto é igual ou próxima a zero.

Esse tipo de combinação tende a ficar esverdeada, rosada, amarelada, etc conforme a cor que variar mais na hora da impressão.

Sempre utilize cinza com alguma carga de preto, de preferência acima de 10.

Se atender as suas expectativas, utilize 3 em todas as outras cores, e trabalhe o preto acima de 10 (Ex: C 3 – M 3 – Y 3 – K 10, C 3 – M 3 – Y 3 – K 15, etc).

Mais Cores?

Sim, estamos elaborando as dicas das outras cores.

Falaremos ainda sobre Azul, Vermelho, Amarelo, Verde, Laranja, Roxo, Rosa, Marron, etc

Por gentileza, volte outro dia para conferir. Obrigado!