Panfletos em Curitiba

Hoje quero fazer uma pergunta importante para você…

Qual é o MELHOR canal para você divulgar sua empresa em Curitiba?

  • Através dos “meios digitais”, como Facebook e Google…
  • ou através dos “meios off-line”, como panfletos e comunicações impressas?

 

Para responder isso, preciso mostrar um cenário mais amplo para você.

Será que ainda há espaço para panfletos e comunicações impressas nesse mundo cada vez mais digital?

A resposta é…

SIM!

Porém, se você fizer o que sempre fez até hoje… você terá a cada dia menos resultados com suas campanhas.

 

Veja…

Antes de falar como você pode usar seus panfletos em curitiba para vender mais, precisamos entender o que está acontecendo no mundo hoje.

Primeiro (e você precisa prestar muita atenção nisso)…

Nós Vivemos em um Mundo Conectado.

 

Quantas vezes por dia você acessa seu celular para ler seus e-mails, acessar redes sociais, ou fazer uma pesquisa? E quantas mensagens de WhatsApp você recebe por dia?

Hoje, 62% das pessoas fazem pesquisas na internet antes de ir em uma loja física…

E cada vez mais vão primeiro às lojas físicas para fazer a compra pela internet depois.

Porque elas querem garantir que terão preços melhores.

Ou seja…

Você não pode assumir que seu público está apenas na internet… nem que também está apenas no “mundo real”…

 

Porque seu público está nos dois mundos. Ao mesmo tempo. O tempo todo.

 

Por isso…

Você não pode descartar nenhum dos dois meios.

 

E o que é melhor…

Se você sabe como usar seus panfletos da maneira correta…

Você Pode Multiplicar Seu Resultados de Vendas

Agora, antes de falar da principal estratégia para você conseguir fazer mais vendas com seus panfletos…

Preciso que você entenda o que faz seu panfleto realmente ser um “vendedor” para você (e não apenas um papel bonito que irá para a lixeira).

 

  1. Você precisa chamar a atenção com os elementos certos

 

Já aconteceu de você estar andando na rua, e parar em uma banca de jornal porque uma “manchete” chamou sua atenção?

Ou você estava em um site de notícias, ou mesmo no Facebook, e viu uma matéria que chamou a atenção pelo título?

O mesmo deve acontecer com seus panfletos.

Existem estratégias mais elaboradas que você pode fazer, mas a maior parte do tempo você quer que seus panfletos em curitiba sejam uma propaganda direta do seu produto.

Imagine que você vende roupas… ou eletrônicos…

Você pode fazer uma chamada mais ou menos assim:

<imagem de panfleto apenas com vestidos, sem preço, nem nome da loja>

vestidos sem informações

Isso chama a atenção?

Até certo ponto, sim.

Mas você poderia melhorar isso dessa forma:

“Vestido xyz por apenas R$ 99”

<imagem de panfleto com chamada>

panfleto com chamada para ação

 

Qual a diferença?

Apesar que a imagem chama a atenção… a sua “chamada” reforça isso.

Vamos fazer um rápido exercício agora.

 

Exercício 1: Como está sua chamada principal?

 

Você está chamando a atenção para seu produto, e mostrando de forma clara e fácil o que seu cliente está vendo?

Se você está mostrando apenas um produto (como uma roupa), você está deixando a sua chamada “doce” na boca do seu cliente?

Uma coisa é um vestido por R$ 200. Outra coisa é um vestido por “Apenas R$ 200”. E outra coisa é um vestido por “Apenas 4 Parcelas de R$ 49,90”

Agora, nesses mesmos exemplos, preste atenção também a outro detalhe importante.

As cores usadas.

Compare esses dois panfletos.

<imagem de panfleto com boa escolha de cores, e um panfleto com uma escolha de cores não tão boa>

   

 

Se você “bate o olho”, qual panfleto chama mais a sua atenção?

Se você escolheu o primeiro… acertou.

Porque milhares de testes já comprovaram que a escolha de cores correta aumenta até 3 vezes a possibilidade da compra de um produto.

Aqui está um resumo das melhores cores para você utilizar nos seus panfletos.

O vermelho transmite intensidade, energia, força.

Mas você também deve usar isso com cautela, porque também pode ativar raiva ou perigo.

O azul transmite segurança, estabilidade, confiança e também tranquilidade.

Se você quer transmitir a sensação de segurança para sua empresa, é uma ótima escolha.

O verde também tem um efeito muito parecido com o da cor azul.

A maior diferença é que a cor azul transmite a sensação de estabilidade, de “negócios sérios”.

A cor verde pode ser usada para destacar um lado inovador e jovem da sua empresa.

Já o amarelo e laranja transmitem energia, calor e são estimulantes.

São ótimos para chamar a atenção.

Na maioria dos casos, sugerimos que você use essas cores ao invés do vermelho.

Essas são as cores mais usadas no marketing, e você pode trabalhá-las de várias formas.

Como você verá mais adiante, é importante você destacar a sua chamada principal, e também a chamada para ação.

Você também pode brincar com as cores do seu fundo e dos “boxes” de destaque.

Por exemplo…

Se você tem um fundo laranja, pode usar como destaque um box de cor branca ou azul.

Se você usar um fundo verde, seus pontos de destaque podem ser o vermelho ou laranja.

É importante você criar contraste no seu panfleto, mas tem que tomar cuidado para não virar uma sopa de arco-íris.

Por isso que aqui na AGrafica, nosso serviço também inclui revisar e mesmo sugerir melhorias no seu design.

Somos mais que uma “gráfica que faz panfletos em Curitiba”. Somos verdadeiros consultores de venda para você.

<imagem ilustrando>

contraste em panfletos e produtos graficos

 

Antes de continuarmos, faça mais um rápido exercício:

Exercício 2: Quais cores você usará em seu panfleto agora?

Você usará cores fortes no fundo, ou nas partes em destaque?

Qual mensagem você quer realçar?

 

Esses dois elementos são os principais para você chamar a atenção do seu cliente. A sua chamada principal, e a sua escolha de cores.

Porém, há mais um elemento muito importante que muitas empresas esquecem.

 

  1. Diga exatamente o que seu cliente precisa fazer

 

Veja esse panfleto:

 

<mostrar panfleto sem chamada para ação>

panfleto sem informações do lojista

É uma promoção interessante, porém…

  • Você não sabe onde está a loja…
  • Você não tem um telefone para ligar…

 

Ou seja…

Se você não mostra onde está sua loja, nem tem um telefone…

COMO você quer que seu cliente entre em contato com você?

Há 15 anos no mercado de gráficas em Curitiba, infelizmente vemos esse erro comum.

Você deve dizer exatamente o que seu cliente deve fazer para aproveitar a sua promoção.

Pode ser algo simples, por exemplo…

“Ligue Agora: xxxx-xxxx”

“Faça Sua Reserva Agora Pelo Telefone xxxx-xxxx ou site www.xxx.com.br”

“Venha Experimentar o Vestido Hoje na Rua x”

 

Esse pequeno detalhe faz uma diferença enorme nas vendas.

Orientei um cliente a adicionar isso em seus panfletos…

E ele começou a receber quase 5 vezes mais ligações do que antes para ter informações sobre seu produto.

Portanto…

 

Exercício 3: Qual ação você quer que seu cliente tome ao ver seu panfleto?

Você quer que ele ligue para você? Que vá direto até sua loja? Que acesse o seu site?

Quanto mais claro você tiver definido a ação que seu cliente deve tomar, mais focada será sua comunicação.

Agora que você já entendeu o principal (chamada, cores e “ação”)…

Há uma dica extra para você.

 

  1. Adicione Escassez

 

Os seres humanos são regidos por oferta e demanda.

Sabe aquele amigo que você sabe que mora no mesmo bairro que o seu… e você nunca o vê? E quando ele vai mudar de cidade (ou país), você fica desesperado querendo passar um tempo com ele?

Esse é o efeito do que, no marketing, chamamos de escassez.

Se você sempre deixa algo disponível, as pessoas não vão agir.

Na verdade, de 65% a 78% das pessoas só tomarão uma ação quando estão prestes a “perder” algo bom.

Você deve usar isso a seu favor.

No seu panfleto (e mesmo em todas as promoções que você fizer), você pode adicionar essa sensação de urgência nos seus clientes.

Por exemplo…

 

“Apenas 10 Unidades Disponíveis”

“Promoção Válida Apenas Até o Dia xx”

“Apenas Para os 20 Primeiros”

 

Mais uma vez, esses são exemplos simples… mas que geram um efeito de urgência muito grande na cabeça do seu cliente.

Agora, vamos ao exercício dessa sessão:

 

Exercício 4: Como você pode adicionar escassez nas suas ofertas?

Você pode limitar o acesso de alguma forma à sua promoção?

O importante é você trabalhar com “escassez real”. Se você está dizendo que uma promoção é limitada, ela realmente deve ser limitada.

Agora que estamos aqui, estamos evoluindo cada vez mais.

E finalmente chegamos ao tema principal desse conteúdo…

Como Você Usa da Melhor Forma Seus Panfletos na Era da Internet?

Sim, finalmente chegamos na cereja do bolo.

E como sempre, tenho que ajudar você a entender os conceitos fundamentais antes de partir para aplicação prática.

Estatisticamente, apenas 5% dos seus clientes estão prontos para comprar de você “agora”.

Isso significa que se você faz uma comunicação de vendas única…

Perderá a chance de vender para as outras pessoas.

Isso é normal.

A verdade é que a maioria das pessoas não está pronta “agora” para comprar de verdade. Seja porque não está procurando pelo seu produto, ou porque está pesquisando, ou porque precisa pensar mais sobre o assunto.

Essa é a vantagem do “mundo digital”.

As empresas passam a se comunicar com os clientes por e-mail, Whats App, Facebook…

E com uma estratégia bem montada, é possível multiplicar suas vendas de uma forma incrível.

O segredo aqui é você criar uma comunicação que acompanha seu cliente ao longo do tempo. É comum você ouvir termos como “entregar valor” para seu cliente, mas essa é uma outra história.

Aqui quero que você pense o seguinte:

Como você amarra seu panfleto com sua comunicação digital para o MÁXIMO de resultados?

Você tem duas alternativas.

 

  1. Faça um panfleto “normal”, e no canto inferior direito adicione o “truque” que já vou mostrar para você, ou…
  2. Faça um panfleto onde o objetivo dele é engajar seu público pela internet.

 

Sim, isso mesmo!

Se você consegue fazer com que as pessoas do “mundo real” se cadastrem de alguma forma para receber informações suas on-line, existe uma chance ENORME dessas pessoas comprarem de você em breve.

Você pode fazer uma INFINIDADE de coisas.

Por exemplo…

Você pode oferecer para seu cliente…

 

  • Um cupom de desconto…
  • Um cupom para receber um presente…
  • Uma vaga em um sorteio de um brinde…
  • Receber um relatório personalizado com dicas para ajudá-lo (dicas de moda, dicas para vender mais, dicas de receitas)…

 

Essas são apenas algumas ideias para você.

Lembre que além de oferecer essa “recompensa”, você também precisa se comunicar com seus clientes através dos meios on-line (seja através da sua página no Facebook, ou e-mail marketing).

E claro, qual a melhor forma para você fazer isso?

Com uma tecnologia que agora está muito mais fácil de você usar.

Você pode usar um QR Code.

 

<imagem de QR Code apontando para a página de panfletos>

qrcode em panfletos

 

É bem simples.

  1. Acesse esse site: https://br.qr-code-generator.com/
  2. Diga qual a “página de destino”
  3. No seu panfleto, crie uma caixinha assim:

<imagem de “caixinha” oferecendo a recompensa através do QR Code>

E pronto.

No exemplo acima, a chamada para ação poderia ser melhorada.

Exemplo: “Os melhores imóveis para aluguel na palma da sua mão. Agora.”. Com certeza teria atraído mais clientes.

 

(se você precisa criar a arte do seu panfleto, estes 13 sites ajudam você a criar a arte gratuitamente)

 

Exercício 5: O que você fará para se comunicar on-line com seu cliente?

 

O que você entregará como incentivo para seus clientes falarem com você? Um sorteio? Um desconto?

Você agora tem seu panfleto pronto, com as cores e chamadas otimizadas, reforçado com escassez…

E você agora consegue se comunicar com seu cliente tanto por meios físicos, como por meios digitais.

Veja que quanto MAIS você conseguir se comunicar com seu cliente, MAIS você terá resultados.

Se você pode “cercar” seu cliente utilizando vários canais, cada vez mais sua comunicação será efetiva.

E preste atenção nisso…

Cada vez mais as grandes empresas como Google e Facebook vão dificultar as regras para você utilizar suas plataformas.

E como há MUITAS empresas usando meios digitais… se você consegue se comunicar de forma eficaz com seu cliente TAMBÉM por meios físicos, você se destaca.

Porque é mais fácil e marcante lembrar de uma experiência física do que uma experiência online.

Use seus panfletos e suas comunicações digitais para envolver seu cliente e fazê-lo entrar em contato com você.

Veja…

Também sei que isso pode parecer difícil à primeira vista, mas posso te ajudar com isso.

Porque se você quer panfletos que vendem, e está em Curitiba ou aqui na região, posso te ajudar com MAIS do que uma simples impressão de panfletos em Curitiba.

Já estou há 15 anos nesse mercado, e nos últimos 5 anos aprendi estratégias poderosas para você integrar sua comunicação digital com sua comunicação física.

Faça o seguinte…

 

<definir ação que o cliente vai tomar: preencher formulário? Baixar ebook? Fazer pedido?>

Gabarito | Panfletos / Flyers

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